15.11.07

O Blog, a Chuva e a Lua



Havia coisas demais para escrever, então desisti de publicar. Não sei se é doença de blogueiro ou a tendência de afogar-se com o excesso de informação. Faz um mês que não escrevo nada.

Caía água demais, então desisti de sair. A chuva alaga a rua. Há o risco de afogar-se com o excesso de água. A rua é o princípio de uma ladeira, então imagino que lá embaixo as coisas estejam piores. Faz uma hora e meia que não faço nada.

Foi clicando que cheguei numa foto da Terra vista da Lua. Há um robô japonês orbitando os pólos lunares, fazendo filmes e tirando fotos. Faz tempo que ninguém vê a Terra da Lua. Neste vídeo a nave orbita o pólo norte da Lua e assiste a Terra surgir no horizonte. Neste outro, com mais zoom, a Terra surge de cima e some no horizonte. Os japoneses chamam os vídeos de fotos em movimento.


A Terra vista da Lua

Enquanto a chuva lá fora aumentava eu conversava com uma amiga no MSN que me mostrou aquele site dos que duvidam das viagens à Lua. Eu já conhecia. Adoro sites de teorias conspiratórias. Me divirto muito com eles. Além de não acreditar que os humanos pisaram na Lua, eles também acreditam que o Sol gira em torno da Terra, que a bomba atômica não existe e que as notícias que contradizem esses fatos são mentiras difundidas por grupos poderosos que não querem que a verdade seja revelada. Eu nunca havia clicado nas páginas traduzidas. Tem tradução até para chinês, russo e japonês. Devem ser engraçadíssimas, pois as páginas em inglês foram traduzidas pelo Babelfish e contém trechos como "Paid NASA plus a mico when announcing that it would go to contract writer to prove that gone the Moon would have been truth and to give up the depois." Lunáticos.

A chuva diminui. Eu já poderia desligar o computador e ir embora, mas a viagem me levou a sites que defendem o geocentrismo e me peguei lendo argumentos que defendem que na verdade a Terra é plana. Que interessante. Consegui escapar através do Google. Além de mapear a Terra, Marte e o Universo, o Google também possui um site com mapas da Lua. Usa a mesma estrutura do Google Maps, e tem além das fotos, diagramas detalhados da superfície lunar (com cores de relevo) e descrições detalhadas sobre as seis missões do projeto Apollo que foram à Lua. Fiquei lendo até que a chuva parou.


Google Moon

A chuva parou mesmo. Agora é só esperar um pouco para a água escoar. Talvez dê tempo escrever alguma coisa no blog antes de sair. Talvez para falar da ausência de posts, da chuva, escrever algo sobre a Lua.

3 comentários:

Catherine Azevedo disse...

Helder,
ceticismo doentio engraçado

se bem que, nada supera vc!
Boa chuva pra lavar a alma #)

Vivien Morgato : disse...

Tb gosto de teorias conspiratórias, sempre acho que dariam bons motes pra filmes trash.;0)

Ed disse...

Olá, Helder.

Cheguei aqui via Alexandre Soares; a primeira impressão foi muito boa. Há tanto blog por aí que está cada vez mais difícil encontrar os realmente bons. Um abraço.