26.9.07

Blindness


"(...) Falo em figurantes pois neste filme eles não são apenas gente que cruza o quadro imitando o movimento das ruas. Aqui estão todos cegos. Todo mundo tem que atuar e esse pequeno detalhe foi o motivo que quase me tirou deste filme quando pensei em dirigi-lo. Cada vez que imaginava uma cidade ocupada só por cegos a imagem que me vinha era a de uma população caminhando pelas ruas com os braços estendidos como num filme B, ou Z, de Zumbi. Socorro, pensava. Mas sei que cegos não andam assim, então a primeira providência foi chamar o Chris Duvenport, preparador de atores, e convidá-lo para me ajudar a evitar que este Ensaio Sobre a Cegueira virasse um remake da Volta dos Mortos Vivos.

De cara, o Chris aceitou o convite. Chamou sua assistente, colocou uma venda preta nos olhos e foi andar pelo Ibirapuera. Se animou com a sensação e resolveu correr, até encontrar uma árvore. (...)"
O trecho acima é do quinto post do Diário de Blindness, iniciado há pouco mais de um mês pelo diretor Fernando Meirelles que está filmando Blindness, uma adaptação para o cinema do livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. O filme é uma superprodução com orçamento milionário, que envolve centenas de figurantes (a maioria interpreta cegos) e atores de vários países. Estão no elenco Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael García Bernal, Alice Braga e outros. As primeiras filmagens aconteceram em Guelph e Toronto, no Canadá, e agora ele está filmando em São Paulo e Montevideo.

O blog é ótimo e os posts são muito bem escritos. Aproveite para ler o blog inteiro enquanto há poucos posts. Fernando atualiza o blog aproximadamente uma vez por semana.

2 comentários:

Kovacs disse...

É como postei no meu mundo, estamos todos curiosos para saber como o roteirista vai conseguir adaptar a prosa caudalosa de Saramago para a linguagem cinematográfica.

O melhor deste blog é que o Fernando Meirelles, além de tudo, escreve muito bem.

Gabriel Oliveira disse...

Boa noite Helder...este foi o unico geito que conseguir de contatar.
Ultimamente tenho lido muito a Divina Comedia de Dante Alighieri traduzida por você.
Gostaria de saber se você ira continuar com o projeto, he que estou muito intereçado no livro "Paraiso". Muitissimo obrigado por sua atenção, para me contar mande um e-mail para(por favor naum ligue para ele, foi criado quando eu tinha apenas 14 anos)omaislindodesantos@hotmail.com.