16.7.07

A Esfinge

Dizem que os egípcios construíram a Esfinge inspirados nas estrelas. Não sei de onde veio essa teoria. Acho que vi em algum programa de televisão. Essas teorias geralmente se baseiam mais em suposições e imaginação que em fatos, já que não há como ter certeza de nada, mas é divertido imaginar que possa ser verdade.

Usando o Starry Night (software que simula o céu como um planetário) consegui voltar ao passado, perto do ano 5000 a.C. e, situando-me na cidade do Cairo, assistir à constelação de Leão nascer no leste.

Qualquer um pode ligar os pontinhos e imaginar as constelações que bem entender, e diferentes civilizações interligaram as estrelas de forma bem diversa, mas a figura tradicional do Leão é uma das constelações retratadas em mapas astronômicos egípcios desde 4200 a.C.

Então, supondo que os egípcios ligavam os pontinhos da forma como ainda fazemos hoje, podemos imaginar a esfinge, de perfil, nascendo no leste, às margens do rio Nilo (passe o mouse sobre a imagem abaixo se não conseguir).


Imagem gerada pelo Starry Night Digital Download 6

E onde está a constelação de Leão hoje? Com o Sol em Gêmeos, o céu ainda está claro quando Leão está se pondo. Procure-o após o por do Sol, com o rosto da esfinge voltado para o horizonte.

Se você estiver em São Paulo, desista. A chuva por aqui não parece que vai dar trégua. Se hoje à noite você estiver em algum lugar com céu aberto, procure a Lua crescente no oeste após o por do Sol. Perto dela estão dois planetas: Vênus e Saturno, todos à esquerda da esfinge. Veja na imagem abaixo (a figura da esfinge está virada com o rosto olhando para baixo.)


Lua, Vênus, Saturno, Lua e a Esfinge, hoje, após o por do Sol. Clique para ver uma imagem ampliada.

Não deu para ver por causa das nuvens? Tente de novo amanhã (e depois). Amanhã a Lua já estará em outro lugar, e Vênus terá se movido um pouco, mas muito pouco. Todos os dias, porém, o Leão irá se por mais cedo até que em algumas semanas não será mais visível por estar muito próximo ao Sol.


Lua, Vênus, Saturno, Lua e a Esfinge, no dia 17, após o por do Sol. Clique para ver uma imagem ampliada.

Amanhã estarei em Brasília, onde as nuvens são raras, e vou tentar fotografar Saturno com um telescópio. A imagem abaixo mostra como Saturno deve aparecer no céu de Brasília, visto através de um telescópio com aumento de cerca de 120 vezes.


Imagem gerada no Starry Night Digital Download 6

Um comentário:

Blogflor disse...

Puxa, gostei muito. E obrigada pelas informações.