26.6.07

Iz sobre o arco-íris

Israel "Iz" Kamakawiwo Ole foi o mais influente músico do arquipélago do Havaí. Brother Iz - como era chamado em sua terra - não era grande apenas no sobrenome. Tinha quase um metro e noventa e ocupava bastante espaço com seus 350 quilos. Mas ele tinha um estado de epírito tal que parecia não se incomodar com sua imagem obesa. Pelo contrário, estava totalmente à vontade com seu peso e tirava proveito dela em seus vídeos e discos que tinham capas surreais. Tinha uma vida ativa: envolveu-se com questões políticas do arquipélago e foi ativista a favor da sua independência. Mas, apesar de sempre alegre e sorridente, tinha dificuldades para caminhar e vários problemas de saúde devido à obesidade, que acabou causando a sua morte aos 38 anos de idade, no dia 26 de junho de 1997, há 10 anos.


Brother IZ tocando o seu maior sucesso: uma regravação de Under the Rainbow e What a Wonderful World.

Quer saber mais? Há poucos meses o Alexandre Inagaki escreveu um ótimo artigo sobre Iz. Confira!

2 comentários:

elianaduartecosta disse...

Conheci o IZ no blog da Regina Volpato e, desde então, estou tocada pela sua voz tão doce e sua presença feliz. É a prova de que a música ultrapassa o tempo e que nossa presença física deixa marcas quando nos vamos e algo especial, que cada um de nós tem, fica para que outros conheçam e se emocionem também. Obrigada por fazê-lo mais conhecido.

Priscila Penedo disse...

Eu já curtia a somewhere over the rainbow, com os filmes americanos comecei a gostar muito das músicas havaianas, e acabei descobrindo quem era o iz.
Sou apaixonada pela sua música, que é realmente muito tocante