21.9.06

O anel da primavera


Simulação do eclipse anular de sexta-feira sobre o rio Oiapoque, no Amapá.

A primavera do hemisfério sul vai começar no Brasil com um eclipse anelar do Sol, nesta sexta-feira, dia 22, pouco depois do amanhecer. Há seis meses, foi o outono que começou pouco antes de um eclipse total, também visto no Brasil (veja videos, fotos e relatos no post anterior.) Depois de sexta-feira, os dias voltarão a ser mais longos que as noites.


O eclipse em Oiapoque
O fenômeno será visível em quase todo o país na sua fase parcial. O melhor lugar para vê-lo no Brasil será no município de Oiapoque, no Amapá, que fica próximo da linha central (veja figura abaixo). Acontecerá pela manhã, cerca de duas horas após o amanhecer. No resto do país o eclipse será parcial. As fases parciais dos eclipses anulares são mais bonitas, pois a crescente do Sol encoberto é maior.


A faixa entre as linhas vermelhas mostram onde o eclipse será visto na fase anelar.

A imagem abaixo mostra como o eclipse será visto no seu auge em várias cidades brasileiras. A passagem da Lua pelo Sol durará em torno de duas horas.


O eclipse em várias cidades no Brasil

Na terça-feira consultei a previsão do tempo para a sexta-feira pela manhã em São Paulo e fiquei animado pois havia a possibilidade de haver céu limpo. Ontem a previsão já mudou para céu nublado, então não sei se iremos conseguir ver qualquer coisa. Mas, como as previsões podem falhar, quem sabe se as nuvens não se dissipam na hora do eclipse? A imagem abaixo mostra várias fases do eclipse em São Paulo. O auge do eclipse ocorrerá às 7h42.


O eclipse em São Paulo.

Para observar um eclipse parcial ou anular é preciso tomar cuidados especiais. Nunca aponte um binóculo ou telescópio para o Sol e para observar o Sol diretamente use um filtro de soldador número 11 ou superior (você encontra em qualquer loja de ferragens e custa cerca de R$ 2,00). Não olhe diretamente para o Sol sem proteção ou com óculos escuros.

Leia mais sobre eclipses no meu post de 28 de março: Amanhã o Sol vai nascer escuro.

Informações mais detalhadas sobre o eclipse do dia 22 de setembro podem ser encontradas no site Uranometria Nova dos astrônomos Irineu Varella e Priscilla Oliveira do planetário municipal de São Paulo. Há uma tabela para várias cidades brasileiras com horários, percentagem de cobertura, e outros dados. As simulações da visão do eclipse neste artigo foram calculadas usando as ferramentas do site CalsSky.

Atualização

The Sky
A previsão do tempo agora está mais desfavorável: o Sol só é esperado à tarde. Mas astrônomos são seres otimistas. A previsão para hoje de manhã era de céu nublado e o Sol apareceu. Esta foto ao lado foi tirada da varanda do meu apartamento pouco antes do meio-dia de ontem. O clima muda rapidamente; muda mais rápido que as previsões.

Um comentário:

josé angel disse...

Weather changes quite quickly in most of Mexico too, some places may be near freezing every morning in winter months, and go up to around 25 degrees in the afternoon, then fall near freezing again. Here in Monterrey it can be very hot one day, and very cold the next day. In case you don\'t remember, you\'ve got me on your fotolg list.