7.7.06

Play-off/06: Ruhrgebiet tour


Torre nas margens do Reno, em Duisburg

Depois de uma semana de peças, workshops, festas e outros eventos, o domingo (11/06) era um dia livre. Nem tanto. André Wülfing veio logo nos informar que haveria um passeio pelo Ruhrgebiet organizado pelo Festival e seria muito importante que participássemos. Depois de ter participado de um passeio em Essen, onde praticamente não saí do ônibus e só vi as atrações passarem pela janela, eu fiquei na dúvida se valia a pena passar um dia inteiro em outro passeio de ônibus. Mas desta vez iria o acampamento inteiro, então fomos todos.


Escalando o tetraedro.
Foto: Ricardo Socalschi.
O passeio lotou três ônibus com o pessoal do acampamento. Passamos por várias atrações do Ruhrgebiet, mas realmente só deu para parar em três: o tetraedro de Bottrop, o porto fluvial de Duisburg e Essen-Werden. O resto do passeio (castelos, parques, o estádio, o gasômetro, minas, fábricas, igrejas, lagos, cidades medievais e outras atrações) vimos passar pela janela do ônibus (era preciso estar do lado certo do ônibus e ser rápido). O dia estava muito quente, e o ônibus estava um forno. Mas não foi ruim. Nos divertimos bastante nas paradas e tiramos muitas fotos.

A primeira parada foi em um mirante na cidade de Bottrop onde foi construído um tetraedro: uma estrutura em forma de pirâmide suspensa localizada em um parque da cidade com vista panorâmica de onde pode-se ver toda a região. Depois de mais ou menos uma hora, deixamos Bottrop, passamos por umas regiões muito bonitas perto dos rios Reno e Ruhr, e paramos para almoçar no porto fluvial de Duisburg, que, segundo o guia, é o maior porto do mundo fora de uma região costeira.

Essen Werden
Igreja da Abadia de São
Ludgero, em Essen-Werden.
Depois de umas duas horas assando dentro do ônibus, vendo uns castelos e cidades medievais passarem de vez em quando, finalmente paramos na vila de Essen Werden. Lá havia uma abadia medieval (São Ludgero) que hoje abriga uma escola de teatro, música e dança (a Folkwang) em volta do qual nasceu uma cidade ribeirinha bem simpática. No outro passeio conheci apenas o estacionamento dessa abadia sem sair do ônibus. Desta vez tivemos tempo e as pessoas puderam sair para conhecer a cidade, caminhar pelas suas ruas estreitas, parar num café e tomar um chopp ou um sorvete, ou simplesmente descansar em alguma sombra. Voltamos para o acampamento completamente exaustos, mas nem todos foram dormir.

Veja mais fotos do passeio na região do Rurh:
Bottropp TetrahedronBridge in DuisburgFolkwang School (Essen-Werden)
Bottropp TetrahedronSt. Liudger's Abbey, Essen-WerdenTetrahedron in RuhrgebietEssen-Werden
Play-off/06 Ruhrgebiet tour: Bottrop TetrahedronDuisburg Inner HarbourPlay-off/06 Ruhrgebiet tour: Bottrop Tetrahedron

Nenhum comentário: