28.6.06

Zeche Zollverein


Zeche Zollverein Schacht XII. Foto: http://www.zollverein.de.

Projetada pelos arquitetos Fritz Schupp e Martin Kremmer em estilo Bauhaus, o complexo industrial Zollverein (Zeche Zollverein) é um símbolo que marca a ascensão e queda de toda uma indústria que dominou e formou a região do Ruhrgebiet. Na época de sua criação, foi considerada uma maravilha da eficiência. Foi a última mina a ser fechada na cidade de Essen em 1986. A coqueria (usada para transformar carvão mineral em carvão-coque, combustível essencial na indústria do aço) era a maior e mais moderna de toda a Europa na época de sua construção em 1961. Foi fechada em 1993.

Hoje Zollverein é um símbolo de renascimento. O complexo industrial, que desde 2001 é patromônio histórico mundial protegido pela UNESCO, busca hoje soluções inovadoras para reaquecer a economia de uma região que ainda possui um dos mais altos índices de desemprego da Europa. Foram investidos pela União Européia, o estado do NordRhine-Wesfalen (NRW) e a cidade de Essen um total de 110 milhoes de euros entre 2002 e 2007 para revitalizar Zollverein com um foco na industria criativa. O complexo hoje abriga diversas instituições culturais, uma incubadora de empresas, um museu de design: o Red Dot Museum, e a renomada Zollverein School of Management and Design.


Coqueria da Zollverein, fechada em 1993, hoje serve de espaço para shows e apresentações teatrais. Foto: http://www.zollverein.de

O complexo industrial Zollverein é imenso (veja uma foto de satélite). São dezenas de prédios interligados por túneis, pontes, tubos e cabos. É possível caminhar ou deslocar-se sobre trilhos de um setor para outro através das pontes suspensas que estendem-se por centenas de metros, interligando um setor a outro. Há muito espaço ainda a ser utilizado e parte do terreno está em obras. Todos os anos há alguma inauguração. Em 2007 Zollverein abrigará o Ruhr Museum e em 2010, quando o Ruhrgebiet for capital cultural da Europa, está prevista a inauguração da Cidade Invisível (Die Zweite Stadt), um museu subterrâneo 1000 metros abaixo da torre do poço 12 de Zollverein.

Eu estive no Zollverein várias vezes entre 5 e 9 de junho deste ano, participando do festival de teatro Play-off/06. Num dos prédios do Zollverein ocorreram a abertura do festival, apresentações teatrais (inclusive a nossa) e várias oficinas.

Veja mais imagens do Zeche Zollverein.
(1)(2)(3)
(4)(5)(6)
(7)(8)(9)

Crédito das fotos: 1, 2 e 3: Helder da Rocha. 4, 5 e 6: Uli Benke (Flickr).7: Gloria (Flickr). 8 e 9: Oliver Regelmann (Flickr)

Nenhum comentário: