5.1.05

Como encontrar Saturno

Saturno fotografado usando webcam através de telescópio refletor - aumento de aprox. 60x
Em um artigo passado, prometi escrever um guia sobre como achar o planeta Saturno. Agora é a melhor época. Numa noite sem nuvens, mesmo no meio das luzes de uma cidade como São Paulo, é possível localizar a olho nu e até ver alguns detalhes do planeta (usando um bom binóculo). Neste mês Saturno nasce pouco depois do pôr do Sol, portanto é visível a noite inteira. Próximo da meia-noite, está no Zênite, então basta olhar para cima para encontrá-lo sem querer. Mas como distingui-lo dentre as outras estrelas?

Os planetas são relativamente fáceis de distinguir de estrelas porque geralmente brilham mais e não piscam. Vênus e Júpiter são os pontos mais brilhantes da noite depois da Lua. O primeiro, a "Estrela d'Alva"está aparecendo pouco antes do amanhecer. Júpiter nasce por volta das duas da madrugada (horário de Brasília). Saturno tem um brilho semelhante às estrelas mais brilhantes. Com uma cor levemente amarelada, é fácil de encontrar se você souber onde procurar.

O primeiro passo é saber localizar-se no céu. Este mês podemos partir de uma das constelações mais conhecidas, a constelação de Órion, que possui três estrelas popularmente conhecidas como "As Três Marias". Para quem nunca tentou se localizar no céu, achar as três marias é o melhor ponto de partida. Órion nasce no nordeste pouco antes do pôr do Sol e perto da meia-noite está no Zênite. Distinguir as três marias de outros grupos de três estrelas é questão de prática e paciência (não tente descobrir tudo em cinco minutos). Depois que se acha uma vez, será difícil esquecer. Depois que achar as três marias, localize também as estrelas em volta. Traçando uma linha a partir das três marias é possível achar Sirius, que é a estrela mais brilhante. Veja o desenho (e tente achá-lo no céu).

Localização da constelação de Órion
Localização da constelação de Órion. No início da noite, olhe para o nordeste. Perto da meia noite, olhe para cima.

Uma vez encontrada a constelação de Órion, podemos agora procurar por Saturno, que está bem próximo das duas mais brilhantes estrelas da constelação de Gêmeos. Não é preciso saber desenhar Gêmeos no céu, mas é fácil localizar Castor e Pollux e outras duas estrelas brilhantes que estão alinhadas em um pequeno arco. Imagine uma linha que passa pelas duas estrelas de Órion mostradas no desenho abaixo. A linha passará entre duas estrelas. Uma delas é Procyon, e a outra não é estrela. É Saturno! Se você prestar atenção verá que ele não pisca (ou pisca menos) e que tem um tom levemente amarelado.

Localizando Gêmeos e Saturno a partir de Órion
Localizando Gêmeos e Saturno a partir de Órion. Saturno está se movendo em relação às estrelas, portanto este mapa tem prazo de validade.

É isso. Achamos Saturno! Não acredita? Uma boa forma de tirar a dúvida é usar um binóculo. Usando um binóculo 7x50 ou 10x50 (5 cm de abertura por 7 ou 10 vezes de aumento) qualquer já é possível ver alguma coisa. Nos piores binóculos é possível ver um ponto oval, maior que as estrelas em volta (estrelas não são ampliadas). Usando um binóculo de boa qualidade ótica, e com um pouco de paciência (para acostumar a vista) é possível ver um pouco mais.

Visão simulada de Saturno visto com um binóculo de 10x de aumento e abertura 50 e ótica de boa qualidade. O pontinho acima é Titã
Saturno visto com um binóculo de 10x de aumento e abertura 50 (e ótica de boa qualidade) numa noite sem nuvens.

Há algum tempo eu comecei a escrever um guia para quem quisesse aprender as constelações. Não é preciso ter binóculo, telescópio ou qualquer instrumento, apenas disposição de passar algumas horas olhando para o céu. Eu nunca terminei o guia, mas a maior parte dos slides em PowerPoint que eu usei foram disponibilizados para download no meu site na seção de astronomia. Os slides falam não somente da astronomia, mas também dos mitos por trás dos nomes das constelações.

11 comentários:

Anônimo disse...

Excelente%20explica%E7%E3o.%0D%0AGostei%20do%20comp%EAndio%2C%20vai%20me%20ajudar%20bastante..sou%20%20meio%20leigo%20no%20assunto%0D%0Amas%20estou%20come%E7ando%20a%20gostar%20de%20passar%20algumas%20noites%20observando%20os%20astros.%0D%0ANo%20momento%20tenho%20um%20Tasco%2010K...d%E1%20pra%20come%E7ar%2080x1200mm%20refrator.%0D%0A%0D%0AParab%E9ns%20pela%20mat%E9ria
{{Jorge Miro;;jomis@ig.com.br}}

osorio cavacundo disse...

Meu nome é Osorio de Cavacundo. sou estudante de fisica na universidade agostinho neto em Angola. gosto de olhar o ceu nocturno. Achei este site e gostei dele. Agora já vou poder ver Saturno. Eu sou principiante na observaçao espacial e nao tenho condiçoes de aquisiçao de qualquer tipo de aparelho de observaçao. por isso gostaria que me desses mais dicas de como observar mais estrelas, constelaçoes, planetas e tantas outras coisas num ceu nocturno. deixo para ti o meu e-mail: xa04xei@yahoo.com.br.
desde já os meu sagradecimentos, pois acho que encontrei a soluçao para todos os meus problemas astonomicas neste site

Osmar disse...

Cara, Saturno é realmente um planeta lindo!! Preciso virar um astrônomo! *-*

Vandre Chiarioni dos Santos disse...

ADOOOOOOOOOREI o texto e consegui localizar Saturno, com alguns dias tentando, mais achei, e os arkivos do powerpoint saum demaaaaaaaais, ja abaixei e agora eu vou pra praia e kero imprimir umas folhas pra levar pra la, pq la eh muuuuito mais visivel as estrelas. Muuito bom o material mesmu, esta de PARABENS. Muuito Obrigado e continuem assim, estou no aguardo do powerpoint "Constelações do Zodíaco" ABRAAXXX

marcio disse...

muito bom o post... gostaria q vc me passase o site pra faze o download dos arquivos em power point q vc falo... sempre gostei de fica olhando o ceu e tenta acha as constelaçoes e planetas... vai abaixo o meu imail pra qualquer coisa


MORAES_21@HOTMAIL.COM

Elaine disse...

Muito bom o seu site.Me ajudou bastante a encontrar as constelações,pois comprei um telescópio e ainda não sabia onde localizar as constelações.
Abraço

David disse...

Gostei! vou ver hoje se acho Saturno!!

Anônimo disse...

galera gosto muito de coisas ou fenomenos do ceu tenho um telescopio amador mais com ele poso ver as luas de jupiter que pra mim são fantasticas só encontrei saturno com ajuda de um programa chamado stellarium baixem a versão mais recente só é vcs irem no google e colocar o name do programa e baixar o downold é iso ai rapaziada fica com deus e com as estrelas tambem .

isaque disse...

valeu pela dica aqjudou muito agora acho que consigo achar

Jessica disse...

Adorei ;D
eu vi Saturno... eu estou vem ;D

Anônimo disse...

hoje 29.01.2014 às 22:5, olhei e vi algo parecido como tres estrelas movendo-se para o centro das tres marias. O objeto claro com luzes fracas. desapareeceu na costelação de orion.
tres lagoas ms brasilinadagheer@hotmail.com